Sinopse Skoob: Quinta filha de um milionário chinês, Adeline perdeu a mãe apenas duas semanas depois de nascer. Além de sofrer com a hostilidade dos irmãos, que a responsabilizam pela morte da mãe, Adeline ainda sofre com a indiferença do pai e a crueldade da madrasta. A segunda mulher de seu pai despreza os filhos do casamento anterior, que vivem pobremente, limitados a três refeições diárias e a apenas uma muda de roupa além do uniforme escolar. O pai ignora o que acontece em casa, deixando o terreno livre para a madrasta. Por ter ousado contrariá-la e por apresentar um rendimento exemplar na escola, Adeline padece nas mãos dessa mulher, que parece ter saído diretamente da fábula Cinderela. Por isso, acaba num colégio interno, sem visitas nem presentes, e é nos livros que encontra refúgio para sua tristeza e solidão. É dessas leituras que vem sua redenção - aos catorze anos, ela se inscreve em um concurso internacional de peças teatrais para alunos de língua inglesa, e ganha. A partir daí, Adeline tem a chance de escapar do seu destino. O resultado dessa experiência é 'Cinderela chinesa', livro em que fala com sensibilidade sobre a superação de uma infância extremamente infeliz.
Li este livro em poucas horas e fiquei chocada e triste com todas as situações que foram relatadas pela autora. O livro é uma auto-biografia da médica Adeline Yen Mah, garota chinesa que foi rejeitada pela madrasta e pelo pai, ignorada e muitas vezes maltratada pelos irmãos e meio-irmãos. Todos os relatos feitos por Yen, além de nos deixar indignados, nos faz questionar sobre as relações familiares, novos casamentos, etc.
Apesar de ser uma história triste, a experiência de vida da pequena garota nos emociona e também ensina. Quantas vezes reclamamos sem realmente termos um bom motivo para isto? Mesmo com todo desprezo e falta de amor que Yen sofreu após a morte da mãe, ela se torna médica e escritora de sucesso além de ter construído uma bela família que não em lembra em nada as experiências vividas por ela junto a madrasta. Livro tocante, que vale a pena ser lido por todos.