O que andei lendo: O perfume



Sinopse - O Perfume - A História de um Assassino - Patrick Süskind (Via Skoob)

França, século XVIII. O recém-nascido Jean-Baptiste Grenouille é abandonado pela mãe junto a restos de peixes em um mercado parisiense. Rejeitado também pela natureza, que lhe negou o direito de exalar o cheiro característico dos seres humanos, pelas amas-de-leite e por instituições religiosas, o menino Grenouille cresce sobrevivendo ao repúdio, a acidentes e doenças. Ainda jovem descobre ser dotado de imensa sensibilidade olfativa e parte em busca da essência perfeita, do perfume que lhe falta para seduzir e dominar qualquer pessoa. Nessa busca obsessiva, ele usurpa a essência dos corpos de suas vítimas.



Meus comentários:

Depois de uma resenha no canal de Tati Feltrin no Youtube, fiquei muito instigada a ler o livro "O Perfume", pois o mesmo tinha um enredo bem distinto do que eu andava lendo nos últimos meses. 

O protagonista é um ser repulsivo e ao longo da narrativa comete atos terríveis, motivado por uma habilidade específica, que dá a ele uma percepção diferente sobre a realidade. É sempre por meio dessa perspectiva, um tanto distorcida de compreensão, onde o olfato é privilegiado, que o leitor toma contato com o personagem central deste romance e seus desejos, um tanto excêntricos. 

Já tinham me avisado antes de minha leitura que através dos parágrafos, as vezes era possível "sentir" os cheiros descritos pelo personagem, e durante a leitura foi incrível conseguir materializar o cheiro nada agradável das ruas de Paris, que é descrita como a cidade mais fedida do mundo, e também experimentar as sensações de prazer derivadas da sensação olfativa. 

"O Perfume" tem uma narrativa que se mantém sempre interessante e que prende a atenção do leitor, até atingir o clímax em um desfecho assustador, surpreendente e até certo ponto poético. Este livro é um clássico, que com certeza deve passar pela prateleira de todos os leitores. Para quem não tiver afim de ler, existe um filme adapdato na obra que volta e meia passa na tv fechada.

0 comentários: