Wishlist de livros


Semana passada estava atualizando meu perfil do Skoob e adicionei mais alguns livrinhos na minha lista de desejos. O engraçado é que meu estilo de leitura está bem mesclado ultimamente.  Ano passado eu estava muito na "mood" de romances! Que bom que esta onda passou e estou lendo bastante coisa diferente. Vejam abaixo os meus escolhidos da vez e a sinopse de cada um.



1) Doutor Fausto - Colecao Thomas Mann


Narrada pelo seu amigo, o professor Zeiblom, esta é a história do músico Adrian Leverkuhn que, como o Fausto da lenda, vende a alma ao Demônio a fim de viver o suficiente para realizar sua grande obra. Publicado em 1947, este livro faz parte do período final da atividade criadora de Thomas Mann, sendo tecnicamente o seu romance mais ousado, no qual música e política, realidade e símbolo, afto e ficção combinam-se num grande panorama que, segundo Otto Maria Carpeaux, 'alcançou uma altura na qual nenhum dos seus contemporâneos foi capaz de acompanhá-lo.





2) Missoula

Missoula, em Montana, é uma típica cidade universitária americana. Para quem vê de fora, o local é algo idílico. No entanto, entre 2008 e 2012, o departamento de justiça americano investigou 350 acusações de agressão sexual na cidade, muitas perpetradas pelos jogadores do time local de futebol americano, idolatrados pela população. Neste livro assombroso, Jon Krakauer rompe o silêncio e mostra todo o drama que vivem essas mulheres. Numa investigação minuciosa, com ares de thriller jurídico, ele revela o tecido social e político que abafa esses casos. De forma corajosa, Krakauer questiona o sistema educacional e os caminhos legais que permitem essa epidemia de violência sexual.





3) O Casamento, de Nelson Rodrigues



A apenas um dia do casamento de Glorinha e Teófilo, o médico da noiva avisa ao pai dela que seu futuro genro foi flagrado em um incidente homossexual. Esse é o ponto de partida para Nelson Rodrigues desfilar sua genialidade irônica e o humor negro tão característicos de sua narrativa. Escrito por encomenda para Carlos Lacerda, “O casamento”, único romance de Nelson, foi publicado em 1966 e alcançou sucesso extraordinário em poucas semanas. O autor já se preparava para uma brilhante carreira nas livrarias quando foi tomado de surpresa pela notícia da morte de Mário Filho poucos dias após o lançamento do livro. Antes que pudesse se recuperar da perda de seu irmão, o romance foi proibido pelo ministro da Justiça do governo de Castello Branco, tendo sido considerado subversivo e indecoroso.





4) Os  Amantes



No Afeganistão, uma história de amor verdadeiro é, muitas vezes, uma história com um triste fim. Neste forte e emocionante livro, resultado de uma série de coberturas jornalísticas, o vencedor do prêmio Pulitzer Rod Nordland conta o drama de Ali e Zakia, um casal de castas islâmicas rivais que está disposto a arriscar tudo para ficar junto. Ele, um xiita, e ela, uma sunita, Ali e Zakia conheceram-se ainda pequenos, trabalhando em fazendas vizinhas. Naquela época, jamais imaginariam que seriam expulsos de suas próprias casas e obrigados a encontrar refúgio nas secas e hostis montanhas afegãs por conta de seu amor. Sem passaporte ou dinheiro, se veem à mercê da bondade de estranhos para encontrar abrigo por uma noite ou duas, retomando então a fuga de uma família que fará o imaginável para restaurar sua honra. Os amantes é uma história de perseverança, coragem e amor. Ali e Zakia desafiam bravamente as convenções culturais e normas sociais de um dos países mais controversos e conservadores do mundo.





5) Além - Mundos



Darcy Patel escreveu seu primeiro livro em um mês. Não muito tempo depois, se mudou para Nova York, para realizar o sonho de viver de escrever. Lizzie se prepara para mais uma viagem de avião, até terroristas invadirem o aeroporto e começarem a atirar em todos. Desesperada, Lizzie se joga no chão. “Eu estou morta, eu estou morta”... No fim, está tão convencida de pertencer ao lugar dos mortos que acaba atravessando a fronteira do além-mundo. Darcy criou Lizzie. A menina de Além-mundos é sua protagonista. Enquanto Lizzie se vê cada vez mais envolvida nos assuntos dos mortos e do submundo, Darcy luta para se manter no paraíso do YA, na Big Apple, e quanto mais Darcy aprende e amadurece, mais a história de Lizzie também cresce. Ou seria o contrário? Sempre atravessando as barreiras entre mundos, as duas irão se redescobrir, se reescrever e explorar os infinitos mundos dentro de si mesmas.

0 comentários: