Intercâmbio : AU PAIR - PARTE 1

Boa parte das visitas registradas em meu blog são da época em que eu fui uma au pair e por isto que resolvi escrever este post, afinal quem joga no Google “au pair Califórnia”, “au pair stb” o meu blog é um dos primeiros a ser listados, mesmo que os posts a respeito deste assunto já tenha sido apagados.

Mas enfim...vamos lá. Primeiro, o que é ser au pair?

As empresas de intercâmbio vendem este programa como se fosse “o sonho americano” para muitas meninas e o pior de tudo é que muitas caem nesta conversinha e se dão mal lá na frente. Então vou ser bem clara, objetiva e sincera. Ser au pair nada mais é do que vc ser babá/motorista/ professora para as crianças de alguma família. Por mais que as famílias sejam ótimas e lhe tratem super bem, SEMPRE você será uma funcionária deles. Eu falo isto por que conheci amigas que as tinham BMW, celular, Recebiam o salário maior do que o estipulado pelo programa (o salário é semanal, fixo e regulamentado pelo governo) , tinham viagem de férias pagas pela família, festas de aniversário ( eu tive uma big), etc e no final das contas, você não é família e sim funcionária. Mas nada que seja difícil de lhe dar. O que acontece é muitas meninas chegam lá com uma mentalidade e quando se deparam com isto se decepcionam....mas gente isto não é o fim do mundo não! Rsrsrsrs

A primeira batalha para ser au pair foi convercer meu pais. Meu pai principalmente achava "O Absurdo"a filhinha dele que sempre teve tudo, estudou em boas escolas ir para os Eua trabalhar como babá. Mas eu no auge dos meus 21 anos e estagiária que dinheiro eu tinha para pagar outro programa de intercâmbio senão o Au pair? Sim...eu banquei toda viagem, pois por minha família eu só faria um intercâmbio depois de formada. E cm eu sou teimosa, bati o pé, briguei ( mas fiz as pazes no aeroporto), paguei e fui.

Me inscrevi no programa no mês de Outubro de 2007 através da agência STB, que é uma das representantes da Aupair Care no Brasil. Diferente do comum, eu não menti a respeito sobre minha experiência com crianças...claro que nunca fui babá, mas fui voluntária durante um tempo no GAAC (Grupo de apoio à criança com câncer). MUITAS meninas ( muitas mesmo) mentem a respeito sobre ter trabalhado/ cuidado de crianças e é nesta que algumas se ferram...pq cuidar de criança é fogo. Mas enfim....entreguei minha ficha toda preenchida, fiz uma “entrevista”com uma pessoa da STB e um teste de inglês. A partir daí eu ficaria “online”no site da Aupair Care e pododeria ser contata pelas a qualquer momento pelas famílias para ser entrevistada. O tempo médio para a SBT colocar seu perfil online no sistema é de 15 dias se não me engano...o problema é que deu um mês, dois e nada de ligações e eu comecei a ficar desconfiada.

Como toda aspirante a au pair, fui uma das que futucava sites como greataupair.com, comunidades do Orkut tentando ler tudo a respeito e Tb procurar famílias. Em uma comunidade do Orkut vi um post de uma meninas que era au pair em uma casa há quase dois anos e estava oferecendo sua família para substituí-la. Comecei a bater papo com ela e então a host ficou de me entrevistar, já que eu estava cadastrada na mesma agência da família. Eis que vem a surpresa/decepção!!!! A STB/Aupaircare fez caca com meu profile. Simplesmente colocaram todo meu currículo e foto com o telefone e email de outra menina...e o pior é que a safada da guria foi entrevista por 12 famílias se passando por mim! Eu digo se passando, por que uma das famílias acabou entrando em contato comigo novamente e falou que a menina confirmou toda a experiência ( que era minha), mas a hostmother desconfiou, por que muita coisa que ela perguntava a meu respeito ( faculdade, família) ela respondeu errado....

Enfim....até eu descobrir esta confusão toda feita pela agência, foram meses de agonia e tristeza, afinal eu estava super ansiosa para tudo dar certo e viajar na data em que eu desejava. Depois de brigar com a SBT, receber mil pedidos de desculpas , tive meu perfil concertado e em 4 dias conversei com 5 famílias e escolhi uma que tinha uma kid só e que eu tinha gostado do papo. O problema foi que eu tava tão ansiosa em fazer o match que deixei vários detalhes importantes de lado e me ferrei depois.



De acordo com os meus erros e acertos (e Tb com o que vi com outras au pairs) segue dicas para vc escolher bem a sua família:

- Escolha com crianças a partir de 2 anos e meio, pois elas já falam e você vai ter com quem treinar no seu dia a dia.

- Crianças que vão para escola é tudo de bom!!!

- Nunca vá para uma família onde tenha hostmom que trabalhe em casa! Isto é a treva! Ela vai dar pitacos em seu trabalho, se intrometer , etc

- Discuta bem seu horário de trabalho (o querido Schedule). Tem muitas famílias espertinhas que quando a criança está dormindo lhe dá folga e faz vc trabalhar até mais tarde (isto normalmente acontece com famílias onde tem algum dos pais em casa)

- Celular é essencial! Não vá sem um pago pela família.

- Exija um quarto só pra vc e de preferência com TV. Pq ter de ver TV na sala com os hosts significa que nunca você vai ver seus programas favoritos quando quer...e um pouco de conforto não faz mal a ninguém.

- Carro é mais do que essencial, principalmente se vc morar em cidades pequenas, pois praticamente em todas o sistema público de transporte é uma merda (se vc vai morar em alguma cidade grande que tenha metro, etc, o carro é dispensável).

- Curfew – Muitas famílias se acham seus pais e colocam horário para vc voltar p casa. Conheci uma menina da África do Sul que tinha Curfew às 10 da noite mesmo aos finais de semana (PASMEM)!

- Quando vc for ser entrevistada por uma família, veja qual é a cidade e cheque se a mesma tem adult school ( free cursos), biblioteca, city colleges ( a minha cidade n tinha e eu tinha q ir p uma cidade ao lado). Não se preocupe em ir para big cities. Tem muitas cidades pequenas e subúrbios (aos redores da cidades grandes) que valem muito a pena morar! Pesquisem sobre o que a cidade pode te oferecer em termo de estrutura, mas foque claro é na família! Já vi muita menina burra que escolheu a família de qualquer jeito só por que era em cidade grande (tipo San Francisco) e em menos de um mês foi colocada em rematch pela família trash.

- Ao receber o perfil da família, leia bem os interesses deles, porém muita calma nesta hora, pois eles (como vc RS) podem florear sobre o que fazem e gostam. Preste atenção na profissão dos hosts...pode ser um item também a contar na sua decisão.. ( famílias com médicos e dentistas é o sonho, afinal isto é luxo nos EUA)

- Família com cachorros? Por mais que eu goste, cai fora, pois sempre ouvi de muita menina que a família te faz de baby sitter deles de graça ...e pra quem não sabe, nos EUA existe MUITa gente ( principalmente imigrantes) que trabalham passeando, limpando o cachorro dos outros. Mas se vc AMA cães e topa receber mais um para criar e sem receber, que mal faz?



Bom....acho que já escrevi muito! Vou fazer outros posts depois contando mais um pouco sobre o programa e minha experiência. Mas antes que vc desanime ao ler tudo isto aqui....ser AU PAIR vale muito a pena...apesar de todos os perrengues possíveis vc aprende, se diverte e com certeza, se torna uma pessoa muito melhor!

0 comentários: