Você entende de perfume?


Vamos falar de um assunto que toda mulher adora! Perfumes!

O perfume é uma mistura de óleos essenciais aromáticos, álcool e água. Ele foi criado nos meados de 2000 a.C. no Egito, os primeiros clientes foram os faraós e os membros importantes da corte (ó que chique?!).


O que determina a intensidade de um aroma é a % de diluição no solvente (ex: água) das essências presentes na fórmula. As classificações mais usadas em uma fragrância, são:

Parfum: versão mais concentrada, possuindo de 20% a 40% de compostos aromáticos.

Eau de parfum: encontrado mais facilmente em lojas, tem variação de 12% a 18% na quantidade de essência. Eau de toilette: forma mais branda, é bastante disponível no mercado e contém de 8% a 14% de compostos.

Eau de cologne: a famosa colônia possui de 3% a 7% de essência. Splashes: tem baixíssima concentração de compostos aromáticos, em média 1% apenas. Ou seja, quanto mais essência tiver o perfume, mais tempo ele tem de fixação. Consequentemente, isso agrega um valor maior ao perfume, deixando-o mais caro.

Já a fragrância de um perfume, é composta pela união de notas olfativas, são três: Notas de Saída (são as sentidas logo que o frasco é aberto), notas de Coração (são sentidas logo depois do cheiro inicial) e notas de Fundo (é o que fixa na pele).

Os aromas mais usados são os florais e os amadeirados. Alguns exemplos com estes dois aromas:


Vocês sabiam que a fragrância atua de forma diferente em contato com a pele de cada pessoa? Sim! Duas pessoas podem usar o mesmo perfume, mas cada uma terá seu cheirinho próprio. E para ficar cheirosa durante o dia todo, tem que aplicar nos locais certos!


O segredo é borrifar nas partes mais quentes do corpo. Isto é, por onde o sangue flui mais:


- Atrás das orelhas


- Do lado interno dos pulsos


- Na parte interna dos cotovelos


- Atrás da nuca


O perfume pode falar muito sobre você, sobre a sua personalidade. Cada um tem a sua essência preferida...só não vale escolher seu favorito apenas pelo frasco ou pela "modinha".



Perfume bem escolhido pode ser complemento perfeito pra um visual bacana e não tem sensação mais gostosa que lembrar de um bom momento quando a gente sente um determinado cheirinho. Na hora de decidir que fragância usar a gente pode pensar em clima (no calor o perfume pode que ser mais suave, com tons mais cítricos), no ambiente (o lugar onde vamos estar é grande e arejado? ou uma micro sala de reunião sem janela?), no horário (de manhã cedo o perfume pode que ser bem fraquinho, uma colônia, só!).


E assim o hábito de se perfumar também faz parte de como a gente faz as nossas escolhas: tem gente que usa o mesmo perfume a vida toda, tem gente que usa um diferente a cada dia (ou a cada temporada), tem gente que escolhe a mesma essência mas prefere uma cologne pro dia e um parfum pra noite… isso é determinante pro estilo pessoal, faz da gente “proprietárias” da imagem – super super importante!


Os meus favoritos:
P/ o dia: Tommy Girl (Tommy Hilfiger), CKin2U (Calvin Klein)
P/ noite: Pure Poison (Dior - sempre!!!!), Be delicious ( DKNY), Ralph Lauren Style








0 comentários: