Confraternização da empresa: o que vestir?


Dezembro é mês de comemorações e dentro delas tem as confraternizações das empresas. Essa é uma hora bem tensa na hora de se vestir. Afinal, como lidar com essa situação?



Apesar de ser um momento de comemoração e descontração, o que temos que ter em mente é que continua sendo um evento do seu trabalho, onde vão estar seus colegas, pessoas que competem com você, que vão estar lhe julgando e o principal, o seu chefe, que pode te "condenar" por qualquer atitude extravagante, desde o seu comportamento até as roupas.



Antes de qualquer outro comentário, a minha primeira dica é: pegue leve na bebida! Já vi muita gente dando vexame e inclusive um estagiário sendo demitido após uma festinha destas.

Em relação a roupas, é preciso ter bom senso, principalmente a mulherada! Semana passada em uma festa da empresa, tinha uma pessoa com um short jeans mega curto...não vou comentar a respeito do resto da roupa para as minhas colegas que acessam o blog não descobrirem de quem estou falando (rsrsr). Portanto, para você não cometer uma gafe como esta, lembre-se sempre de pegar leve nos decotes, nos vestidos/shorts curtos e nas saias justas. Quanto mais simples você estiver, melhor será vista. Roupas com cortes clássicos e tecidos mais sofisticados são boas escolhas. Claro que existem exceções: se for um evento mais descontraído ou uma empresa de publicidade, por exemplo, é claro que não precisa ir nesses trajes, é só não perder o bom senso.




Também é bom evitar as calças muito justas (principalmente as BRANCAS), pois isso torna o look bastante vulgar e de mau gosto. Transparências então nem pensar...


Algumas dicas de como se vestir:



Festa diurna:



Se a festa for de diurna, daquelas que duram praticamente o dia inteiro ou a tarde toda, você pode sim usar um short de alfaiataria ou até mesmo jeans, desde que ele não seja muito curto. Para combinar, pode apostar numa blusa de botão ou até numa regatinha com um blazer que fica suuper trend sem perder perder o "ar" mais comportado. Vestidos midi e longos também são bem vindos desde que sejam soltinhos (nada de roupa colada hein?).




Quer ir de saia? Pode ir, sem problemas... mas eu disse saia e NÃO MINI SAIA, combine com uma blusa mais soltinha e faça a linha boa moça. Se quiser ficar na moda, aposte numa saia lápis com uma T-shirt para quebrar a seriedade da saia. Mas lembre-se, nada de barriga de fora. Por mais que seja uma tendência usar saia lápis com as “blusas cropped”, não combina nada com esse tipo de evento. Como a própria ocasião convida (por ser durante o dia), esta é a oportunidade de você abusar dos looks leves, fresquinhos e mais informal, dos quais provavelmente você nunca usaria no seu ambiente de trabalho (com bom senso, claro).


 Festa a noite / balada    


O desafio é entender que embora a comemoração seja em uma balada, talvez até em uma que você frequente na sua vida pessoal, este é um evento corporativo e você não poderá adotar hábitos e escolher um look que usaria para ir lá com seus amigos pessoais. Logo de cara já vamos deixar claro que você deve esquecer roupas insinuantes (muito curtas, muito justas, muito decotadas ou transparência apenas com lingerie por baixo). Dito isso, vamos às dicas principais:

• Saia com brilho acompanhada de uma blusa básica, preferencialmente uma camisa. Adoro essa ideia, pois fica uma produção moderna, com cara de balada, sem perder a elegância…


• Renda é sempre uma boa pedida pra look noite, porém, nessa ocasião tem que ser usada com cuidado. Apenas em pontos estratégicos como ombros e mangas ou com uma blusinha por baixo como no modelo da blusa vermelha (foto acima).

• Se você pretende dançar bastante, a sua roupa não pode ficar mudando de lugar, subindo, descendo, enfim, escolha algo confortável, principalmente o sapato, pois, tirá-lo não deve passar pela sua cabeça até você entrar no carro para ir embora;

• Apenas uma peça do look deve se destacar, quer colocar uma blusa tchan, o resto deve ser discreto, quer uma saia de efeito, a blusa deve ser básica, etc…

• Sabe aquele vestido justinho, curto e tomara que caia que você fica linda?! Pois é, guarde para a balada com os amigos!

• Decotes e comprimento não estão liberados, afinal é uma festa, mas é a festa da empresa;


Happy hour


Se for somente um happy hour você pode apostar no acessórios. Sim! Nada como um belo colar pra dar uma vida naquele look usado no dia-a-dia, como também brincos, lenços, uma bolsa diferente... Mas cuidado pra não vai exagerar: acessórios muito chamativos podem pegar mal. Aposte em peças despojadas! Assim como a saia lápis que eu falei, os vestidos, as calças pantalonas e até os shortinhos de tecido podem ser uma boa!


Por fim, lembre-se que independente da festa, seu chefe continua sendo seu chefe, as hierarquias não desapareceram e você ainda é um funcionário sendo avaliado por ele e pela equipe. Embora seja um momento de confraternização e proximidade, a festa continua sendo uma extensão de sua vida profissional.

1 comentários:

marisanta disse...

Muito bom post!! =)
Bjsssss