Vai passar o carnaval no Rio?


Volta e meia alguém me pede dicas para o carnaval no Rio, então para ajudar logo todo mundo de uma vez só, resolvi fazer mais um post sobre o assunto aqui no blog.


Antes de tudo, leia algumas dicas como transporte e hospedagem que postei anteriormente: http://www.dressa358.com/2013/01/carnaval-no-rio.html


Calçados: 

O Carnaval do Rio é na base do calorão. Sim, é cheio de gente, mas nada comparado a muvuca de Salvador. Opte por calçados leves e confortáveis, afinal você vai ficar horas com ele! Nas minhas duas experiências de carnaval na cidade sempre usei all star (apenas nos blocos do Aterro do Flamengo), rasteiras e havaianas. Apenas um dia usei uma sapatilha fina (foto acima) e me arrependi...pense na agunia de sentir os ladrilhos da rua...péssimo! 

Prefiro usar sandálias abertas para deixar o pé ventilar.... e meninas, por favor: NADA DE SALTOS, hein!


O que vestir: 

Na minha primeira vez na folia não levei fantasias, pois não sabia qual era o esquema de lá e me arrependi profundamente. Já no ano passado, combinei com minhas amigas e montamos algumas fantasias bem legais, que nos renderam muitas risadas e histórias para relembrar. 

Aproveite esta época do ano e coloque toda sua criatividade e alegria para fora. Este é o momento de brincar, sem ter medo de ser censurada, mas lembre-se de que aqui não é o Halloween americano, e  portanto não fica muito legal aquelas fantasias curtas e sexys demais... acho que não pega bem nem com o clima da festa (lembre-se que a folia de lá começa de manhã cedo e portanto existe participação de familias, inclusive crianças).

As minhas fantasias foram da Animafest na maioria, porém a de Gandhi nós (eu e minhas amigas) improvisamos com roupas azul e brancas e mandamos fazer o nosso turbante e a água de cheiro para abençoar os foliões!rs rs

Para quem não está afim de se fantasiar completamente, aposte nos adereços, principalmente para cabeça. Para um dia, comprei itens de policial (cap, óculos, algemas e cacetete) e para outro comprei um penacho para a cabeça que ficou muito legal! Aposte também em maquiagem caprichada, cilios postiços e até mesmo porpurina e estrelinhas.



Onde curtir:

O que mais me pergutam, é a respeito de quais bloquinhos você deve acompanhar. Antes de eu falar um pouco sobre isto, vale a pena lembrar que os blocos começam cedo, alguns por volta das 8, 9 da manhã e existem vários deles pela cidade, o que ajuda um pouco na disperssão da galera.

A minha rotina nos dois anos era o seguinte: eu acordava, tomava café reforçado e saia de casa até umas 9 da manhã (dependendo do bloco que eu queria ver), almoçava na rua, acompanhava mais blocos, comia de novo e só voltava pra casa umas 22 horas.... morta! Para quem tiver folego, a maior parte dos bares funcionam normalmente e a lapa continua fervendo (minhas amigas foram em um dos dias lá). O que não aconselho é ir nos show de música eletrônica que acabam rolando nesta época, pois sempre ficam meio vazios.


Agora vamos aos blocos! Existem muitas opções legais para curtir.

1. No Aterro do Flamengo- são os blocos parados. bem cheios, porém tranquilos.

- Sargento Pimenta - O famoso bloco da banda que toca Beatles.
- Bangalafumenga (este ano será no dia 2 de março as 10 da manhã)
- Orquestra voadora

2. Santa Teresa - O clima é tão bom quanto os da zona sul, porém sem muita gurizada. Eu adorei (mesmo) pular pelas ladeiras deste bairro tão charmoso! O bloco que fui se chama "Carmelitas" e foi muito bom. No final da página segue o face deles. O Céu na Terra também é bom, curti!

3. São Conrado- O melhor bloco é o da "Favorita". o bloco é lotado e uma das bandas que tocam é a famosa "carrossel de emoções", muito boa. Lá tem também o "chora, me liga" que vale a pena.

Olha quem encontramos no bar Azeitona (concentração do bloco).

4. Leblon, Gávea (e baixo Gávea, o famoso "BG"), Jardim Botânico- Aqui mora a folia, a alegria e a melhor diversão. Os blocos são mais elitizados, dá a gurizada que mora ao redor sim, porém tem muita gente divertida e bonita. Azeitona sem caroço, Suvaco de Cristo e Areia são os melhores, mas recomendo qualquer um nesta região. Meu final de noite, após os blocos, sempre era na pracinha do BG. A galera fica concentrada por lá na rua mesmo e nos bares em volta.

4. Copacabana- Afroreggae, Monobloco são muito bons. O primeiro é lotado, mas achei sensacional.  Não recomendo a "Banda de Ipanema".

Não vou lembrar de todos os blocos que fui, mas aí vai alguns que são bons: Spanta nenem, Simpatia quase amor, Empolga às 9. Nunca fui nos blocos da Barra, então nem vou sugerir, mas já ouvi falar que são legais também, principalmente na região da praia do Pepê.

Bloco na Gávea


Agenda dos blocos: http://www.wikirio.com.br/

BLOCOS:
https://www.facebook.com/Bangalafumenga
https://www.facebook.com/pages/Bloco-Carnavalesco-Carmelitas-de-Santa-Teresa-OFICIAL/343380635672118
https://www.facebook.com/BlocoSpantaNenem


1 comentários:

Carol Maciel disse...

Amei o post! Quanto aos blocos, vale a pena o sacrifício de acordar cedo. Os melhores são os que já estão bombando às 09h, como o Céu na Terra, Boitatá ou A Rocha da Gávea.