Macarrão milagroso?


Depois que a chef e apresentadora Nigella Lawson, do GNT, apareceu visivelmente mais magra começou o mistério para saber qual tinha sido a receita, pois ela "secou" em pouco tempo. Depois de tanto ti-ti-ti, foi divulgado que a dieta dela era baseada no "macarrão" de baixa caloria japonês Konjac (ou itokonnyaku).



Conhecido como itokonnyaku ou Konjac, ele é composto por 97% de água e 3% de fibras de glucomanan, substância viscosa extraída da fibra de konnyaku, raiz da família do inhame.  Ele é uma fibra insolúvel (usado como inibidor de apetite), podendo ser encontrado em vários formatos, bolinhas, quadrados (tipo goiabada cascão) e também em fios, (por isso está sendo conhecido como miojo, macarrão emagrecedor). Podendo ter a cor branca (shirataki) ou cinza(konnyaku). Mas será que é milagroso e emagrece mesmo?




Considerado aliado da dieta e boa forma, este "macarrão" é praticamente isento de calorias, cerca de 10 a cada 200 gramas e quando ingerido, se incha no nosso estômago, o que nos faz sentir saciadas por mais tempo.

Por ser água e fibras insolúveis, ele mantém o bom funcionamento do intestino, ajuda na limpeza total do organismo, no controle de colesterol, glicose, triglicérides, pressão. No Japão, é conhecido como “vassoura para o estômago”.



Além da Nigella, o Konjac teve um "boom" de visibilidade aqui no Brasil depois que o bonitinho apareceu no programa da Ana Maria Braga, o Mais você (veja AQUI).

Como uma boa blogueira que sou (e que está em dieta tb), resolvi testar para poder falar por aqui. Depois de mais de 40 dias em busca do mesmo nesta roça chamada Salvador, consegui achar na loja japa do Ceasinha. Gente tenho de comentar que este produto simplesmente esgotou após passar na TV...só agora que as lojas estão conseguindo estabilizar os seus estoques.

Enfim, comprei 3 pacotinhos a R$ 10,00 cada (pois é..o tal da oferta x procura fez o preço subir) para poder testar algumas receitas que achei pela internet. A primeira que fiz foi um desastre! Cozinhei o macarrão por apenas 3 minutos com um pouco de molho de tomate e atum.... na hora de comer nem preciso dizer que quase gofei né? Ruim demais! A massa (que na verdade não é massa) estava muito grossa além de borrachuda.....foi uma experiência horrível!



Depois de pesquisar mais na internet, achei alguns sites com mais receitas e em um deles falava para cozinhar o macarrão por 30 minutos para poder melhorar a consistência.... Ontem fiz outra tentativa e realmente o fato de cozinhar ele por mais tempo, o deixou mais fino. Para a receitinha de ontem, usei pedaços de kani, shoyu light e cenoura ralada. 


Sendo bem sincera, o tempo maior de cozimento realmente melhorou um pouco o aspecto, mas ele ainda continuou meio borrachudo. Este macarrão não é a melhor coisa do mundo e simplesmente não é prazeroso de se comer, mas é um "sacrificio" em busca da boa forma né? Agora para quem for incluí-lo em sua dieta, vale lembrar que por ser pobre em nutrientes, ele deve ser consumido com legumes e verduras....além do que pode haver  efeitos colaterais, como o laxativo (eu não tive).

Para fechar o post (e minha opinião a respeito), apesar do Itokonnyaku estar sendo chamando de miojo milagroso, não se pode iludir-se. Ele pode não aumentar as calorias que consome, mas não vai queimar as gordurinhas já acumuladas, isso todos sabem que só mesmo com exercícios e uma alimentação equilibrada.
Ele é sim um aliado, que quando conciliado com outros fatores, pode potencializar os resultados..agora tem de ter muita determinação para comê-lo, afinal o negócio não é gostoso! ahahah

4 comentários:

Fernanda Alves disse...

OIIII
ADOREI O SEU BLOG TO TE SEGUINDO!
Encontrei seu blog vendo uma postagem de batons da MAC!

Te seguindo tá?
Beijos
http://totalmentedemais.com

Unknown disse...

Já conheço! risos, vi na Ana Maria!
Mas, nunca comi! hehe
Vamos testar?

http://babadofashion.blogspot.com/2012/01/valorizando-o-regional-capim-dourado.html

Anônimo disse...

Gente eu moro no japao e o konnyaku pra mim de qualquer forma eh uma delicia, nw tenho dificuldade alguma em comer este macarraozinho que nw eh macarrao, ate mesmo com tomate e pepino feito salada apenas com uma pitada de sal e oleo de coco eu como sem reclamar e detalhe fica uma delicia ate mesmo minha filha de 7 aninhos como numa boa

Anônimo disse...

Pessoal, vocês encontram o macarrão Konhaku na loja Konbini, confira: http://www.konbini.com.br/macarrao-shirataki-branco-konnyaku-dkk-300g