O que andei lendo... A última carta de amor



Sinopse - A última carta de amor - Jojo Moyes (via Skoob)

Londres, 1960. Ao acordar em um hospital após um acidente de carro, Jennifer Stirling não consegue se lembrar de nada. Novamente em casa, com o marido, ela tenta sem sucesso recuperar a memória de sua antiga vida. Por mais que todos à sua volta pareçam atenciosos e amáveis, Jennifer sente que alguma coisa está faltando. É então que ela descobre uma série de cartas de amor escondidas, endereçadas a ela e assinadas apenas por “B”, e percebe que não só estava vivendo um romance fora do casamento como também parecia disposta a arriscar tudo para ficar com seu amante. Quatro décadas depois, a jornalista Ellie Haworth encontra uma dessas cartas endereçadas a Jennifer durante uma pesquisa nos arquivos do jornal em que trabalha. Obcecada pela ideia de reunir os protagonistas desse amor proibido — em parte por estar ela mesma envolvida com um homem casado —, Ellie começa a procurar por “B”, e nem desconfia que, ao fazer isso, talvez encontre uma solução para os problemas de seu próprio relacionamento. Com personagens realísticos complexos e uma trama bem-elaborada, A última carta de amor entrelaça as histórias de paixão, adultério e perda de Ellie e Jennifer. Um livro comovente e irremediavelmente romântico.





Meus comentários:

A Última Carta de Amor conta a história de duas mulheres com histórias complicadas, separadas pelo tempo. Elas não se conhecem, mas uma vai mudar a vida da outra de uma forma inesperada. 

Voltando para a década de 60, conhecemos a Jennifer Stirling, que é casada com um homem rico, de boa família, e socialmente conhecida. Até pouco tempo antes do acidente em que sofrera, acreditava ser uma mulher feliz. Mas, ao conhecer o emblemático B, Jen descobre as verdadeiras facetas da vida. Relacionando-se com ele, passa a cogitar a ideia de largar a boa vida que levava para viver esse amor, mas naquela época um divórcio não era algo bem visto pela sociedade. Já Ellie Haworth (tempos atuais) é jornalista, trabalha com reportagens especiais para um jornal renomado, e possui uma vida bacana, regada de amigos e uma boa estabilidade. Exceto no amor, já que ela está envolvida com um homem casado. Esse sentimento, no entanto, trás muitos sofrimentos a Ellie, o que acaba afetando diretamente seu rendimento no seu trabalho. 

A narrativa é em terceira pessoa sobre perspectivas diferentes ao longo do livro. Ao início da cada capítulo, a autora traz um trecho de cartas, emails ou mensagens reais de amor, além de trechos das cartas de “B” que compõem a ficção. 

Vale alertar que de início a narrativa parece um tanto confusa pela troca frequente de tempo e narrador, mas depois que você se acaba se habituando e a leitura corre mais solta. Para quem curte romance, sem dúvida esta é uma obra imperdível, pois através dela podemos refletir sobre algumas questões acerca dos relacionamentos e também para entender que muitas vezes o amor pode ser encontrado onde menos esperamos.

0 comentários: