Dicas aleatórias de NYC


Viajar para New York é uma delícia, certo? Melhor ainda se rola aquelas dicas espertinhas que nos fazem economizar tempo, paciência e money! Antes da minha viagem, procurei pesquisar ao máximo coisas que pudessem me ajudar, afinal eu estaria viajando sozinha... Confesso que até comprei aquele guia "NY para mãos de vaca", mas acho que não vale muito a pena, pois o que se lê por lá, está em tudo que é blog! Um guia bem legal que eu curti foi o da Didi Vagner (Minha querida NY) - Este vale a pena comprar! 

Durante minha trip fui anotando umas "diquinhas" aleatórias para poder compartilhar por aqui...vamos lá?


A primeira dica é sobre como ir do aeroporto pro hotel. Chegando no aeroporto, pegue suas malas e saia pela saída principal de desembarque, lá estará uma fila de táxis amarelos, que cobram um preço fixo de U$45,00 + tip (gorjeta) pra deixá-la no seu hotel em Manhattan. Se você estiver em até umas 4 pessoas (com malas razoáveis) vai conseguir dividir esse valor, então sairá super barato e é um meio super seguro...caso você esteja sozinha, pode utilizar serviço de shuttle (vans)! Todas as minhas reservas foram feitas com antecedência (através da internet) e a round trip ("ida e volta") custou em média USD 35 doletas. Como eu iria viajar para Orlando neste meio tempo, resolvi utilizar as duas empresas mais conhecidas para testar qual eu preferia o serviço. Neste tipo de transporte, o ponto positivo é o preço que é bem barato, porém você vai dar aquela "bela volta no guetto" até chegar no seu hotel-apartamento, pois a van vai deixando cada passageiro na "porta" de onde ficará hospedado.... apesar da demora para chegar na minha casinha (afinal estava na rua 86th!!!), eu curti, pois pude ir tendo uma noção da cidade e das localizações. A tip praticada aqui é cerca de USD 1,00  por mala...porém paguei USD 5 para o meu primeiro motorista de tão simpático que ele foi! Um fofo...me deu várias dicas!



Rodando pela cidade

Táxi: Realmente este tipo de transporte na cidade não é dos mais caros, porém durante o dia e com o trânsito intenso, o preço pode sair bem salgado (corrida + tip). Apenas utilizei o serviço dos amarelinhos por três vezes, pois estava voltando da balada sozinha. 

Para quem optar em utilizar este tipo de transporte, vale lembrar não existe "ponto" como aqui no Brasil....Os carros ficam em movimento, e caso você precise de um, somente levante uma de seus braços. Outra dica legal é saber quando um táxi está disponível.... todos tem um "letreiro" em cima do teto e quando  palavra "táxi" estiver com a luz acesa, quer dizer que o mesmo está livre...do contrário, esqueça pois ele está com passageiros, ou acabou o turno do motorista.

Metrô: Ele te leva pra praticamente todos os cantos na cidade, e é barato! Deixe o táxi pra voltar pro hotel na madrugada, ou pra horas de desespero, quando começar uma chuva torrencial ou você não estiver mais aguentando ficar em cima dos seus pés! Mesmo que você não esteja acostumada a usar o metrô aqui no Brasil, não se assuste. Em NY é complicado ser um especialista em linhas de metrô sem errar muitas vezes antes (eu mesma peguei a linha errada na minha primeira noite na cidade), mas com o tempo você vira "craque". O ponto "X" para saber se movimentar é saber onde está o seu destino final: seja uptown ou downtown.


Um de seus melhores "amigos" de sua viagem será um mapa do subway (disponível em  todas estações ou em qualquer guia decente da cidade) e encarar, porque depois de umas três viagens você vai estar profissional! O legal é que, comprando um “Metrocard”, você pode fazer quantas viagens quiser em um período de tempo determinado. Os cartões de viagens ilimitadas estão disponíveis para 7 dias (U$29,00) e 30 dias (U$104,00). O interessante é comprar este através do seu cartão de crédito e guardar o comprovante de pagamento, pois caso você perca o seu metrocard durante o período de validade, a central de atendimento ao cliente consegue "bloquear" o cartão perdido e te dar um novo...eu não sabia disso e nos primeiros dias perdi o  meu (que era de 7 dias) e tive de comprar outro....se alguém tivesse me dado esta dica antes eu teria economizado USD 29,00 =( 



Se você quiser ir aos espetáculos da Broadway sem pagar um preço absurdo, deixe pra comprar o ingresso no dia que quiser assistir. Vá cedo até a bilheteria do espetáculo (cada um é exibido em um teatro, e cada teatro tem sua própria bilheteria) e peça os ingressos pro mesmo dia. As peças tem duas exibições diárias, uma de tarde (às 15h) e outra a noite(às 20h). Quando o salão não está lotado pras apresentações do dia, eles vendem os ingressos à preços bem mais camaradas! E, se você realmente não se importar com a localização do assento, pergunte para o vendedor se ele tem “hush tickets”. Ah, isso não vale para “O Rei Leão”. Além disso, existe o famoso "TKTS" que vende os ingressos para os espetáculos do dia com descontos de até 60% (existe um painel com os preços e musicais do dia que estão disponíveis). Este sistema possui 3 localidades para vendas, sendo o da Times Square o mais conhecido e lotado - simplesmente as filas são imensas e um teste de paciência...portanto a minha dica de outro é ir no guichê localizado no Pier 17 e comprar por lá, pois sempre está vazio!



Comer em NYC não é muito baratinho, ainda mais com a tip obrigatória...portanto faça como  a maioria dos residentes da cidade, e compre sua comida em algum restô que tenha serviço "self-service" ou compre no mercado (muitos tem wraps, sushis e refeições boas) e vá deliciar nos vários parques da cidade - faça isto no almoço...assim você não gasta tanto e pode curtir a noite em um dos inúmeros restaurantes maravilhosos da cidade!



Estas fotos são do mercado Whole Foods! lá sempre estava lotado de gente o dia todo! Delicinhas de comidas e sucos!! O segundo andar do mercado possui uma lanchonete e mesas...você tem duas opções:  ou compra lá ou no próprio mercado no andar de baixo (que possui refeições prontas, comidas " à Kg", sucos naturais, etc) e sobe para comer nas mesas do mesanino e aproveita para ver o movimento da Union Square.

Gostaram das dicas?



Shuttle:
http://www.goairlinkshuttle.com
http://www.supershuttle.com/

Metrocard
http://www.mta.info/metrocard/

0 comentários: