Os Delírios de Consumo de Becky Bloom - O livro!



Sinopse:

Rebecca Bloom é uma garota londrina com um péssimo hábito. É uma consumidora compulsiva. Apesar de ser uma jornalista especializada em mercado financeiro, não consegue controlar as próprias finanças. Endividada até a alma, vive fugindo do seu gerente de banco e procurando fórmulas mirabolantes para pagar a fatura do cartão de crédito. E, ainda encontra tempo para se apaixonar. Um romance divertido que faz um retrato de quase todas as mulheres que conhecemos.


 
 


Minha opinião:
Tinha assistido ao filme "Os Delírios de Consumo de Becky Bloom" no ano passado e outro dia zanzando pela Saraiva do shopping Iguatemi, resolvi comprar a versão pocket em inglês do livro, pois queria praticar e tb pq gosto deste tipo de história.

Este livro simplesmente é para ler e “consumir” (sem trocadilho, sério!) como uma gostosa comédia romântica, daquelas que fazem rir e pronto, passado o efeito, fica a sensação de que você se divertiu bastante e não precisa ficar remoendo ou pensando muito no assunto.

O filme foi somente "inspirado" no livro, pois há grandes diferenças entre os dois, desde mesmo o princípio da história, o que torna o livro  além de muito mais rico, mais interessante e legal.

Há um ”engajamento” no livro, um compromisso com a contemporaneidade, a sociedade de consumo, o descartável, o ágil e o fashion. Há uma mensagem, embora ela seja passada de forma leve, lúdica e sem nenhuma pretensão de ser levada a sério como um manual cartesiano.

A trama é desenvolvida com grande humor pela escritora Sophie Kinsella (vale muito a pena ler os seus outros livros) que conta a história de Rebecca Bloom, uma jornalista de economia que aparentemente não entende absolutamente nada do tema sobre o qual escreve, vive pagando mico em importantes entrevistas coletivas e está endividada até a alma, dando mostras de que, apesar de escrever sobre finanças, tem as próprias contas em estado de lástima (diferente do filme...onde ela começa como jornalista de uma revista de jardinagem).

 




A vida caótica de Becky Bloom, seja às voltas para driblar o gerente do banco e não pagar as próprias contas (mais por imaturidade do que por desonestidade) ou para conquistar o homem dos sonhos, é o pano de fundo onde Sophie deita e rola divertindo-se tanto com as agruras e as ingenuidades das mulheres modernas. Becky é uma heroína às avessas. Cheia de falhas, fútil, mentirosa, insegura, consumista ao excesso.



A virada da personagem é muito bacana de acompanhar. O amadurecimento de Becky é ao mesmo tempo o amadurecimento do livro, que começa desmioladinho como a protagonista, mas chega ao final das suas 300 e tantas páginas revelando-se muito mais que apenas uma leitura gostosa de sessão da tarde.



Foi uma leitura muito gostosa, rápida (li em uma semana sem sentir), que me proporcionou boas risadas e me fez lembrar de alguns momentos meus como Becky Bloom, afinal, toda mulher já teve (ou terá) o seu momento consumista!


Onde encontrar:
Livraria Saraiva
Versão em Português ou em inglês (R$ 16,00).

1 comentários:

Aninha Jesus disse...

Afffff

Nem me fale!
Os sites de compras coletivas que o digam... rs

Promessa desse ano: NÃO COMPRAR TUDO QUE EU VEJO PELA FRENTE, só porque li aquela palavrinha mágica: PROMOÇÃO! =D