Mofo???? Previna-se


O tema do post de hoje é um item crucial em minha vida !!!! Quem me conhece sabe que tenho algumas manias com limpeza, principalmente no que é relacionado ao meu quarto e aos meus itens pessoais, especialmente minhas roupas! 

Depois de achar uma tracinha em um vestido que amo (nojo!), resolvi que iria ser a rainha (leia-se very crazy) da limpeza profunda no que se diz respeito ao meu quarto, especialmente meus armários. Apesar de nossos (meu e seu) queridos quartos serem faxinados, é necessário tomar certas atitudes para manter nossas roupas e sapatos mais "saudáveis".




Excesso de chuvas, frio e lugares fechados (abafados) são pontos super favoráveis para ativar o sr Mofo. Se você mora perto da praia como eu, é pior ainda, pois provavelmente sua casa é super úmida, e com o plus+ do sr. Salitre.

Umidade, gera  e prolifera com mais rapidez o mofo, que é um visitante super indesejável, que pode se instalar em paredes, gavetas, armários, roupas, etc e deixa sua marca inconfundível. Ele consegue estragar roupas, sapatos e ainda mais, pode levar mais convidados nojentos para a sua festa, como a sra. Traça.




Para se previnir, segue algumas dicas que aprendi arduamente (e desesperadamente depois da bendita traça):


- Prevenir, é o melhor remédio, portanto sempre que possível coloque suas roupas no sol para arejar;

- Nunca armazene roupas em sacos plásticos. Use sacos de TNT (Tecido não tecido).


- A faxina que sua diarista faz no quarto não resolve! É necessário fazer uma limpeza no seu guarda roupa. Deixe o mesmo vazio, e com um pano com água e vinagre comece a sua faxina. Deixe secar e passe um pano com álcool. Feito isto, deixe seu armário secar por umas 3 horas (com as portas abertas ok?). Se vc quizer colocar um cheirinho melhor, depois de seco pode dar uma limpadinha com lustra-móvel.

Deixe as gavetas e portas do armário abertas para circular o ar de vez em quando.


- Para evitar a umidade, pode-se colocar  um pedaço de giz nas gavetas.




Além de fazer este ritual, coloco sempre estes potinhos de anti-mofo que vendem em supermercado. Já testei todas as marcas possíveis (Secar, Mon Biju da Bombril, Durasol, Bompreço, etc..) e acho que ajuda muito!!


Estes potinhos "tiram" a umidade dos armários e proteje suas roupitchas e deixa seu quarto mais saudável para vc tb (quem tem rinite e asma agradece mais ainda)....Assim que a água (podre rs) chega na linha indicada está na hora de trocar o seu anti-mofo por um novo. Espero pode ajudar com estas dicas preciosas!






Se já mofou, veja como tirar:
http://g1.globo.com/jornalhoje/0,,MUL1083321-16022,00-APRENDA+A+TIRAR+MOFO+E+BOLOR+DAS+ROUPAS.html

3 comentários:

Dani Freitas disse...

Flor, se tem algo que eu ODEEEEIO nesta vida é o terrível mofo. Ai que ódio! Preciso ficar limpando as coisas toda hora. E eu adorei saber que TNT significa Tecido não tecido!!! rsrsrs
Beijocas

Emanuelle Figueiredo disse...

Post muuuito útil, com certeza!
Não conhecia esses potinhos que evitam mofo, mas achei interessante e super válido, vou procurá-los.
Assim como a Dani, eu ODEIO mofo. E o cheiro que deixa nas roupas.. argh!
Beijocas e pipocas! ;*


http://mundoforadagua.blogspot.com

Aninha Jesus disse...

Eu sou a rainha da Rinite! Atchim! Esse post vai ser beeeeeem útil.. Muito obrigada Drê!

=))