O que andei lendo: Temporada de segredos




Sinopse - Temporada de Segredos - Sally Nicholls  (Via Skoob)

Perdida de sua irmã, Molly vê um rapaz sendo caçado numa floresta. Aterrorizada, ela tenta ajudá-lo e sente compaixão. Voltando para a casa de seus avós, conta a todos o que ocorreu, mas quando procuram o homem ferido, não o encontram e atribuem a imagem à fértil imaginação da menina. No dia seguinte, numa velha igreja, Molly percebe, surpresa, que o rosto daquele misterioso rapaz está esculpido em uma coluna. Quem seria ele? No desenvolver da história, nos envolvemos com o misto entre mistério e magia que envolve aquela noite de perseguição, ao mesmo tempo em que nos sentimos comovidos pela triste histórias das irmãs, órfãs de mãe e levadas pelo pai para serem criadas pelos avós. Vemos o texto se desenvolver pela ótica de Molly, o que nos leva a imaginar o mundo dela, como uma criança. Ao mesmo tempo, o livro nos faz lembrar das fábulas de infância que tanto admirávamos e nos causa grande impacto, pelo fato de alguém tão jovem ter que lidar com algo tão complexo como a doença e a morte da mãe.



Meus comentários:

Definitivamente, esta é uma fábula simplesmente encantadora. Molly e Hannah são irmãs e sofreram uma terrível perda: sua mãe faleceu e, como se isso não bastasse, seu pai desligou-se do mundo, deixando as garotas na casa de seus avôs para passar uma temporada. De certa forma, o livro acaba mostrando que o pai ficou tão devastado com a morte de sua esposa, que ele não consegue cuidar de suas filhas e até mesmo de sua própria vida pessoal.

As duas irmãs passam a estudar em uma escola rural super pequena, que possui apenas 8 alunos. Com a temporada no campo e longe de seu pai, Hannah torna-se uma jovem agressiva, desafiadora, que não aceita de forma alguma esse abandono. Em uma certa noite, ela acaba tendo um ataque de rebeldia e decide fugir de casa com a pequena Molly, porém no meio do caminho, as duas se perdem e a Molly acaba presenciando uma cena incrível e inacreditável.

É a partir desse ser lendário que Molly analisa a própria vida, suas perdas e sentimentos. A autora conseguiu escrever de uma forma muito delicada, a partir da visão inocente de uma criança, temas fortes.


O livro utiliza muitas metáforas, sobre o bem x mal, nascimento, morte, relacionamento, família, amizade. Os capítulos são bem curtos, o que deixa a leitura bem leve e rápida (li em cerca de 4 horas). Adorei e super recomendo para crianças de no máximo 12 anos.


Em tempo: Este livro foi lançado inicialmente como "A menina que conversava com o verão" e depois foi relançado com este nome. Os títulos podem ser encontrados à venda.

0 comentários: