Dica de livro: O menino do pijama listrado

 O livro O garoto de pijamas listrado, de John Boyne, agrada pela sensibilidade e simplicidade na escrita. Durante a II Guerra Mundial, Bruno vê sua rotina mudar completamente por causa do trabalho do  seu pai, um comandante nazista.
A família sai de Berlim e vai morar em uma cidade pequena no meio do nada, ao lado de um campo de concentração, onde não há muito o que fazer para uma criança. Ao explorar o local ele, Bruno conhece Shmuel, um garoto com idade próxima a sua  que sempre está com um pijama listrado e do outro lado de uma cerca eletrificada. Bruno passa a visitá-lo freqüentemente, surgindo entre eles uma grande e bonita amizade.

Como diz a publicação em inglês, o livro é "uma história de inocência em um mundo de ignorância".
Além de contar sobre sua amizade com o garoto Shmuel, Bruno também nos apresenta de forma singular e inocente a sua família, como também aqueles que trabalhavam com seu pai. Além de forte, sensível, este livro nos traz um encantamento absurdo em ver os acontecimentos daquela época pela óptica de uma criança.

O livro deu origem ao filme de Mark Herman, lançado em 2008. E, ao contrário do que acontece em outras adaptações, é muito bom ver os rostos de Bruno (Asa Butterfield) e Shmuel (Zac Mattoon O'Brien). Recomendo ambos (livro e filme).

P.S.: Para quem fica com preguiça só em escutar a palavra livro, aviso logo que este tem uma linguagem super simples, além de ser fininho.

1 comentários:

Aninha Jesus disse...

Vale a pena ver o filme tb!

Triste, e lindo!
É impossível não chorar gente.

Beijocas