Já ouviu falar do Skoob?


Skoob é uma rede social colaborativa, focada em leitores e escritores, que está na ativa desde 2009. A mesma foi criada por um brasileiro, Lindenberg Moreira. Skoob nada mais é do que a palavra em inglês que significa livros ao contrário (books).

Nem me lembro quem me apresentou o site, mas desde que comecei a acessar o mesmo, virei fã. No Skoob é possível encontrar outros leitores com os mesmos gostos que você, ler resenhas e até mesmo trocar livros.


Como começar:

O primeiro passo é se cadastrar no skoob, tornando-se um "skoober", depois adicione seus livros à sua estante. O cadastro pode ser manual ou utilizando sua conta do facebook. A partir daí já é possível interagir com outros usuários da rede.

Como o seu cadastro pronto, é hora de você editar o seu perfil. O mais importante é você montar a sua "estante". Abaixo você pode conferir o meu perfil (me adiciona lá) - http://www.skoob.com.br/usuario/1215668/




Criando a estante: 

A função mais básica do Skoob é a de “catálogo”. Ao entrar na rede social, você começa a procurar livros (no canto superior direito) e adiciona eles na sua estante como: vou ler, lido, lendo, relendo e abandonado. Esse é o primeiro passo para interagir com o livro.

Depois de classificar em que estágio de leitura você está, é possível classificar o livro como: tenho, favorito, desejado, troco, emprestei – estas categorias podem ser adicionadas juntas entre si e em combinação com as de “Status” de leitura, citadas acima - exemplo: você pode classificar um livro como "vou ler" e "desejado"- esta classificação significa que você gostaria de ler este livro, porém ainda não o tem.

Fazendo esta classificação dos livros, você vai montando sua estante. É importante fazer isto, principalmente com os livros da prateleira "troco", pois desta forma quando alguém pesquisar um livro, pode chegar até você.




Conheça mais sobre os livros:

Ao pesquisar sobre um livro, você tem acesso a uma página do mesmo, onde é possível ler as resenhas dos leitores, ver qual o perfil de quem o lê, edições disponíveis, ver quem quer ler este livro (quem "deseja") e até mesmo quem tem disponível para trocar. Este é o ponto que mais presto atenção. Já fiz 7 trocas através do site e todas eu que fui buscar o "dono" do livro, deixei recado na página dele e consegui efetuar o escambo. Uma maravilha, afinal economizar é sempre bom.

No perfil de cada livro, sempre leio cerca de 6 resenhas sobre o mesmo, assim consigo ter uma idéia geral e isto pode me deixar com mais vontade de ler ou até mesmo desistir dele. Acho bem bacana você ter acesso a este tipo de informação, pois nos sites de compras só temos a sinopse disponível.

Ah sim, você pode escrever resenhas dos livros que já leu também, além de poder cadastrar edições que não estão catalogadas no site... eu mesma já cadastrei 3 livros que ainda não tinham perfil no Skoob ->  São a partitr destas atitudes que o site pode ser considerado como uma "rede social colaborativa".


Trocas:

Existem duas maneiras de efetuar trocas através do Skoob: a primeira é fazer do método tradicional, onde você troca um livro pelo outro (é assim que troco). O ponto negativo desta modalidade é que as vezes a troca não se conclui pois uma das partes não se interessa pelos livros disponíveis do outro. A segunda opção é cadastrar o seu perfil como "PLUS", onde para cada envio de livro você ganha créditos para solicitar outro. Para começar nesta modalidade é preciso que alguém requisite algum livro seu, daí assim que esta pessoa indicar que recebeu o mesmo, você ganha o crédito para solicitar o que livro que desejar de uma outra pessoa. Ainda não realizei nenhuma troca pelo Plus, mas esta é uma das minhas metas para este ano.

Abaixo segue este vídeo bem legal do UOL, onde explica um pouco de forma prática como o Skoob funciona.





http://www.skoob.com.br/
http://livraria.skoob.com.br/ - O skoob também funciona como livraria!

0 comentários: