O que andei lendo - Paixão India


Sinopse - Paixão Índia - a Verdadeira História da Princesa de Kapurthala - Javier Moro

Com mais de 300 mil exemplares vendidos somente na Espanha, Paixão Índia encanta os leitores com a história de Anita Delgado, a jovem bailarina andaluza que se transformou em princesa na Índia. Anita era apenas uma bailarina quando um marajá indiano se apaixonou por ela, construiu um palácio e a transformou em princesa, mas não em sua única mulher. Na Índia colonial do início do século XX, Anita e o rajá de Kapurthala viveram uma história de amor que provocou um inevitável choque cultural entre oriente e ocidente, mundos, na época, com costumes completamente diferentes. As outras mulheres do marajá e seus súditos viam em Anita uma ameaça à tradição hindu, o conflito entre os dois lados era inevitável. Apesar de estar cercada de vassalos e luxo, a jovem vivia na mais completa solidão.

Conheci o livro "Paixão India" através do perfil no instagram @livros_e_leitura. Depois de ver a sinopse por lá, acabei dando uma pesquisada no Skoob para ver o que os leitores estavam comentando sobre o mesmo. Após ler tantas resenhas, resolvi ir em busca do livro e acabei pegando emprestado no club lá do trabalho.

Paixão India é um romance escrito por Javier Moro e é baseado na histórica verídica de Anita Delgado, uma bailarina espanhola que se casou com um príncipe Indiano.


O livro conta com bastante detalhes esta história de conto de fadas. Através dele é possível conhecer diversas questões culturais indianas, como sistemas e castas, influência da Inglaterra, etc. 


Confesso que fiquei impressionada com algumas extravagâncias realizadas pelos marajás daquela época e como eram  (tão) ricos. O fato da população respeitar os marajás e não questionar nada, nem mesmo os gastos exorbitantes com coisas supérfluas (como o casamento do marajá, palácios, viagens) é algo que me deixou meio aguniada, tanto que depois fui pesquisar sobre a religião e sistemas de catas daquele país (que ainda vigora). è incrível ver que enquanto uns vivem na mais completa miséria, ous nadam em dinheiro, e como se aquilo fosse "justo" de alguma forma. 


Mas voltando ao romance que é o foco do livro, Anita e o Jagatjit viveram uma história de amor, que se tornou muito conturbada, principalmente quando a mesma foi residir na India, devido ao forte choque cultural entre oriente e ocidente, que fez-se presente o tempo todo.

Anita se mostra uma mulher forte e esperta, que se viu em um contos de fadas meio azedo. Gostei bastante do livro e super recomendo. O fato dele contar uma história real, nos leva a ficar pesquisando mais detalhes da história de vida dos personagens principais.


Na estante virtual tem para vender bem baratinho (a partir de R$ 8 + frete). Que gosta de trocar livros, vale utilizar o Skoob. Depois que terminei o livro, tive que devolver para a dona, mas adore tanto a história, que resolvi trocar lá no skoob e deixar o exemplar na minha estante pra sempre.


0 comentários: