Se baste no dia de hoje!


Hoje é dia dos namorados e véspera do dia de Santo Antônio, e o que mais ouço por aí são mulheres reclamando que passarão outro "dia 12" sozinhas. Muitas que não reclamam, ficam exaltando as qualidades da vida de solteira aos quatro ventos nas redes sociais. Já li coisas do tipo: “Não tem problema passar o dia dos namorados sozinha. Todos os outros dias do ano são dos solteiros mesmo” ou “Por acaso eu passo o dia do índio com um índio? Ou o dia dos bombeiros com um bombeiro? Então porque eu tenho que passar o dia dos namorados com um namorado?”. Enfim, são poucas mulheres que realmente vivem este dia como outro qualquer.


Na minha humilde opinião, as que fazem os tipos de comentários acima são as que mais se incomodam com o fato de passar esta data sozinha. Sinceramente, acho que o dia dos namorados é mais ou menos como muitas outras datas comemorativas do ano, puramente comercial, como o nome sugere.




Desde que o mundo é mundo, existe uma pressão imensa em relação às mulheres solteiras. Enquanto um homem solteiro é tido como playboy, “pegador”, a mulher ainda é vista como rejeitada, encalhada e coisas do tipo. É a família, os colegas de trabalho, amigos de infância, todo mundo acha que o natural é estar em um relacionamento e, claro, todos querem te ajudar apresentando algum pretendente. Posso falar por mim, que sempre fui considerada um bom partido, afinal sou uma menina de família, gente boa, inteligente, bom emprego....como era possível ficar sozinha por tantos anos? Sim, tive alguns relacionamentos sérios, mas passei alguns anos solteira e muita gente não entendia isto, até eu mesma cheguei ao ponto de achar que havia algo errado comigo (ou como eu agia).


Não sou nenhuma guia de auto ajuda, mas com certeza posso dividir um pouco de minhas experiências com vocês. O primeiro erro que já cometi e vejo muitas meninas ainda fazendo é depositar as suas expectativas de felicidade e satisfação em outra pessoa... Gente isto é péssimo!!!!! É o primeiro passo para se decepcionar. É claro que nossa felicidade está atrelada a muitas coisas, inclusive aos nossos relacionamentos (amizades, amores, trabalho, familia). Mas ela vai muito além disso e não pode depender exclusivamente de uma pessoa, de um namoro, de um casamento, do que for. Definitivamente, ninguém precisa de um homem (ou de uma mulher) para ser feliz. Se você precisa de um relacionamento para se sentir plena, é bom rever seus conceitos. Sempre falo que qualquer tipo de relacionamento deve ser um "plus" na nossa vida e não algo que crie dependência! Vejo muitas pessoas que conheço que sustentam a sua (in) felicidade em relacionamentos amorosos e até mesmo com algumas amizades.

Concordo que precisamos ser cercadas de pessoas, mas não necessariamente um namorado. Esta é apenas uma das muitas "imposições" sociais, que ditam que temos que namorar, casar e ter filhos. E hoje, além de tudo, que temos que ser magras, saudáveis, bonitas, simpáticas, etc. 


Um outro ponto que eu gostaria de abordar é a diferença de ser solteira e ser solitária.O status civil não deveria nos caracterizar como pessoa, como nossa personalidade ou biotipo. Ser solteira não significa necessariamente que somos sozinhas e solitárias. Ser solteiro pode ser uma opção de vida ou simplesmente por que ainda não apareceu uma pessoa que valha a pena estar junto. Solteira todo mundo pode ser de peito aberto, porém solitária não.

Ser solitária é alguém que tem a sensação 24 horas por dia de que está em um quarto escuro, sem portas, sem janelas... enfim, sem ninguém ao seu redor e que lhe proporcione um pouco de atenção. Talvez uma pessoa solitária seja apenas uma pessoa frustrada pelos desejos não realizados, pelas decepções amorosas, familiares e profissionais. Quem disser que todo solteiro é solitário tá mentindo, pois até quem é casado, muitas vezes é solitário! Tem coisa pior que solidão a dois?

Em um dos meus momentos de solteirice, onde fiquei dois anos sem namorar sério (tive paqueras, claro), confesso que de início foi meio complicado não ter um companheiro para tudo e voltar a fazer muitas atividades sozinha. Com o tempo aprendi a ir ao cinema, a me bastar, a aprender e reconhecer que ser solteira também era ser feliz. Coroei este meu me bastar quando viajei por um mês sozinha (e não solitária).



É lógico que muitas mulheres (e eu estou neste bolo) querem ter alguém para compartilhar a vida, ter filhos, mas enquanto isto não acontece, aprenda a ser feliz solteira, se curta, saia com seus amigos, faça coisas que você sempre quis, passe horas no salão, vá ao cinema, leia mil livros....enfim, seja feliz sem depender de uma segunda pessoa.

Então, é dia dos namorados. Se você não está namorando, viva o seu dia como qualquer outro. Depois de muito tempo, passarei este dia amando uma pessoa, mas fisicamente não estaremos juntos por conta da distância, mas sinceramente, isto não importa tanto para mim. O importante é saber que com ou sem namorado sou muito feliz e com certeza ele trouxe mais coisas boas para minha vida. Enquanto você não encontra alguém especial, se baste, seja feliz e não se force a nada apenas por questões sociais.

Beijos

0 comentários: